A Calculadora de decimo Terceiro salário é considerada um salário adicional anual, pagável como bônus durante as festas de fim de ano. Este salário é pago no final do ano e pode ser pago de uma só vez ou em duas parcelas, dependendo da legislação local. Ela auxilia os funcionários a ampliar suas finanças para despesas importantes de férias ou viagens.
Como Calcular Seu Salário Bônus: Instruções Passo a Passo
Insira o seu salário total no campo bruto; Adicione o número de dependentes; Insira o número de meses trabalhados; Selecione a opção de parcelamento desejada para o décimo terceiro salário; Selecione a opção “Calcular”.
Document
Como usar calculadora de decimo terceiro obter o 13 salario?
A calculadora do 13º salário da Mobills é a maneira mais fácil e rápida de calcular o seu 13º salário e, para começar, precisamos preencher alguns campos do formulário. Para começar, preencha os seguintes campos e finalize com um “Enviar”.
Salário Bruto : É o valor total que você recebe mensalmente, sem quaisquer deduções subtraídas.
Número de Meses Trabalhados: Aqui você menciona o número total de meses trabalhados, mas deve considerar os meses em que trabalhou por 15 dias ou mais.
Número de dependentes: Você deve informar o número de pessoas que dependem diretamente de você, como um filho.
Parcelas: Nesta seção, mencione em qual parcela você está. Um exemplo de parcela seria a primeira, a segunda ou a única.
O que é o 13º salário?
O 13º salário é um abono pago no final do ano, comumente conhecido como 13º salário, e foi criado no Brasil pela Lei 4.090/1962, que estabelece que o empregado regido pela CLT recebe 1/12 do seu salário por cada mês trabalhado, desde que tenha cumprido as tarefas exigidas pelo empregador.
Em essência, serve como um pagamento pelo trabalho. Como tal, é denominado 13º salário.
Após quinze dias trabalhados, o empregado tem direito ao 13º salário. Além disso, o abono também pode ser requerido por aposentados e pensionistas do INSS.
Como se calcula o valor do décimo terceiro salário?
O cálculo do décimo terceiro salário é muito fácil. Primeiro, divide-se o salário integral por 12 e depois multiplica-se o resultado pelo número de meses trabalhados no ano.
Parcela inicial do 13º salário
Para calcular a primeira parcela do décimo terceiro salário, pegue o valor do salário e divida-o por doze. Depois, multiplica-se pelo número de meses trabalhados e divide-se por dois.
Por exemplo, digamos que a pessoa ganhe um salário mínimo. Podemos utilizar esse valor nos cálculos da seguinte forma:
759 = 1518/ 2
Portanto, para uma pessoa que ganha um salário mínimo, a primeira parcela do 13º seria de 759 reais.
É importante ressaltar que todas as perdas de INSS e Imposto de Renda só serão aplicadas a partir da segunda parcela.
Parcela final do 13º
Nesta secção, explicaremos como será calculada a segunda parcela do 13º salário. A segunda parcela é baseada no salário de dezembro, retirando o valor da primeira parcela do adiantamento.
Inicialmente, temos que calcular o primeiro salário com todos os descontos do adiantamento. Por exemplo, 1518 – descontos de INSS e IRRF = 1404,15 reais.
Lembre-se de contabilizar o valor líquido do salário mínimo apenas após o desconto do INSS. Quem tem um salário mínimo não precisa pagar imposto de renda.
Como o último cálculo com o valor do INSS e a primeira parcela descontada é computado, chega-se a: 1404,15 – 759 (valor pago na 1ª parcela) = 645,15. Assim, o valor pago após o cálculo total do 13º salário na segunda parcela seria de 645,15. Além disso, se o prazo final para pagamento da gratificação for um domingo ou feriado, o empregador deverá disponibilizar o pagamento no último dia anterior que seja dia útil. Atenção: o pagamento aos trabalhadores numa única prestação constitui uma infração e a entidade patronal está sujeita a sanções. A maioria das pessoas desconhece este facto, mas muitas entidades patronais estão ansiosas por pagar aos seus trabalhadores numa só prestação em dezembro.
Quem tem direito ao 13º salário
O cálculo do 13º salário é dado automaticamente a todos os empregados com carteira assinada, trabalhadores temporários e sazonais, trabalhadores rurais, servidores públicos e até empregados domésticos.
Além disso, os cônjuges sobreviventes ou companheiros divorciados que recebem a pensão também podem receber o décimo pagamento, porém, ele é pago mais cedo.
Não obstante o acima exposto, um trabalhador que tenha mais de 15 faltas num mês sem motivo válido não receberá posteriormente o subsídio.
No caso de o trabalhador falecer e receber o bónus, o trabalhador continua a ter direito ao subsídio suplementar em caso de cessação do contrato de trabalho por qualquer meio que não seja a cessação por falta grave.
Assim, todos os empregados que realizaram algum desses trabalhos devem saber como é calculado o 13º salário
Qual o prazo para pagamento do 13º salário?
O pagamento do décimo terceiro salário deve ser oferecido, por lei, em datas fixas. O pagamento da oferta deve ser feito dentro do prazo previsto, mesmo que exista a opção de parcelamento. Confira:
Pagamento em parcela única: Só pode ser feito entre o dia 1º de fevereiro e o último dia de novembro.
Pagamento recorrente: Deve ser pago até o dia 20 de dezembro.
Décimo terceiro: Quais são as consequências de um atraso de pagamento por parte da empresa?
A empresa pode incorrer em multa se a primeira parcela do décimo terceiro salário não for depositada até 30 de dezembro. Essa multa é de 170 reais por empregado – em caso de reincidência, o valor sobe para 340 reais.
Para isso, o trabalhador tem de apresentar uma queixa contra a empresa ao Ministério do Trabalho para que esta seja fiscalizada. Para além disso, não lhes é entregue o dinheiro, sendo o Ministério a pagá-lo.
Quais são as opções disponíveis para alterar a data de pagamento do décimo terceiro salário?
O empregado pode alterar a data de pagamento do décimo terceiro salário pedindo um adiantamento ao empregador ou obtendo um empréstimo com garantia.
Em todos os cenários, o empregado acabará com menos dinheiro em mãos do que o esperado no final do ano devido à taxa de processamento do adiantamento.
A calculadora do décimo terceiro salário deve ser utilizada?
A calculadora para calcular o décimo terceiro salário é realmente útil para estimar o pagamento que outros funcionários da nossa empresa receberão e quanto nós mesmos receberemos.
Como é gratuita, espera-se que os funcionários entendam sua relevância. Além disso, este dinheiro ajuda-nos a fazer um melhor orçamento.
Por isso, fique à vontade para utilizar a Calculadora de 13º Salário sempre que necessário para suas simulações, já que esse recurso é gratuito.
O décimo terceiro salário de um trabalhador diz respeito à remuneração recebida como o salário rateado pelo número de meses trabalhados. Parece difícil, não é? Mas veja só como é fácil calcular o décimo terceiro salário:
Pegue o Salário divida-o por 12;
Depois, multiplique o resultado pelo número de meses trabalhados;
É assim que é simples calcular o décimo terceiro salário.
Entre fevereiro e novembro, o empregador pode optar por adiantar o pagamento da 1ª parcela do décimo terceiro salário. No entanto, a empresa deve depositar a segunda parcela do pagamento até o dia 20 de dezembro.
De qualquer forma, o trabalhador pode ainda pedir um adiantamento aos bancos e outras instituições financeiras, mas com uma taxa de juros acordada. Para isso, contacte o seu banco e verifique a disponibilidade.
Todos os trabalhadores assalariados, sejam eles rurais ou urbanos, trabalhadores eventuais, empregadas domésticas e até idosos e pensionistas do INSS também têm direito ao 13º salário.
Além disso, tem direito quem, por qualquer motivo, se beneficiou do INSS durante o ano, por exemplo, auxílio-doença ou auxílio-acidente.
Por lei, o 13º salário deve ser pago em duas parcelas. A primeira parcela deve ser feita entre 1º de fevereiro e 30 de novembro, o que significa que a segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro.
A maioria das empresas, no entanto, opta por fazer esses pagamentos nas seguintes datas:
20 de dezembro, para a primeira prestação; 20 de dezembro para a segunda prestação.